
Nas selvas do mercado para o novo empreendedor, conhecer seu produto e saber falar bem dele pode mudar a perspectiva dos negócios
Estamos em um tempo no qual existem milhares de negócios do mesmo nicho. Há competição, concorrência e busca por espaço no mercado. Para se destacar, existem inúmeras estratégias. Vamos abordar aqui uma delas que é de extrema importância: conhecer bem os produtos que vende.
Quando você conhece o seu produto, sabe suas qualidades, matéria prima, diferenciais e funcionalidades, as chances de fechar a venda com o seu cliente são muito maiores.
O consumidor busca sempre segurança e confiança na hora de comprar. Além disso, ele quer se certificar de que está fazendo ótimos negócios. Mas, como ele saberá disso se a sua loja não transmitir a informação?
Vamos lá!
O cliente precisa confiar na sua loja
Seja em loja física ou e-commerce, é importante entender que seus consumidores precisam confiar na sua loja antes de realizar a compra. Para ter certeza de que está fornecendo isso à eles, certifique-se de que:
- As informações dos produtos estão disponíveis de maneira clara e completa;
- Que o atendimento ao cliente por telefone, chat, redes sociais, e-mail ou presencial é devidamente preparado para informar tudo o que o cliente precisa saber sobre os processos da loja e produtos;
- O vendedor conhece as características principais e diferenciais, bem como a composição técnica dos produtos;
- Sabe explicar exatamente como utilizar o produto e em quais situações podem ser úteis.
Saber sobre seu produto também facilita a venda. É preciso acreditar e confiar no seu produto, para poder transmitir a veracidade ao consumidor!
Esclareça as dúvidas e inseguranças do consumidor
Quando o vendedor não tem bons argumentos sobre o produto, o cliente pode desistir facilmente da compra. Então não deixe de esclarecer todas as dúvidas e incertezas do interessado, mostrando a ele que o produto que você vende resolverá as “dores” dele.
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Preço x Valor
Quando o cliente entende o real valor do seu produto, ele não liga de pagar o preço real que custa. Muitas vezes, ele pode não ter o dinheiro no momento, mas ficará pensando e almejando em um dia adquirir. Isso porque o vendedor o convenceu de que é algo com alto valor agregado e que será útil para a pessoa interessada. Quando o consumidor tem confiança na loja e entende o valor do item, a venda é fechada!
Gaste tempo estudando sobre o seu produto
Lembre-se: informação não cai do céu! É preciso sempre ir atrás de fontes, argumentos, desenvolver sua técnica de venda e conhecimento sobre os seus produtos. Além disso, é preciso estar preparado para dúvidas de seus clientes, questionamentos inusitados, concorrência, etc.
Os vendedores de sucesso estão sempre muito bem preparados para atender seus clientes!
Mostre seu produto ao cliente sempre que possível.
Com a sua loja é física, não deixe de mostrar todos os detalhes do produto para seu cliente. Se possível, mostre também a embalagem e tudo que agrega valor àquele produto. E então, se a loja é online, não deixe de passar os detalhes, enviar fotos, vídeos e o que puder para o cliente ter a real ideia de como o produto é. Detalhes como esse fazem toda a diferença!
Gostou das dicas!? Já aplicava isso em sua loja? Comente aqui embaixo sua opinião!