Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

10 Mitos Comuns Sobre Franquias

Franquias são comuns no Brasil. Mas, ainda existem mitos que envolvem esse tipo de negócio, e hoje iremos responder esses mitos para vocês

Separamos aqui dez mitos para desmistificar sobre franquias. Vamos lá?!

1. Investir em franquia é caro. Mito ou verdade?

Mito! Um dos mitos mais famosos de todos é que uma franquia é caro. Mas existem franquias para todos os bolsos. Algumas podem custar centenas ou milhares de reais. Normalmente, os valores maiores se dão devido ao uso da marca, padrões exigidos, equipamentos específicos para o funcionamento da empresa e uma série de outros motivos. A boa notícia é que existem excelentes franquias muito acessíveis, que custam pouco e oferecem pagamento facilitado.

Nesses casos, as franquias menores (ou microfranquias) custam a partir de R$3 mil até R$90 mil. O know-how oferecido é o mesmo das grandes redes, mas com valores singelos e faturamento proporcional.

2. O retorno sobre o investimento é certo e imediato.

Mito! Assim como qualquer negócio, a franquia também precisa de um tempo entre iniciar suas atividades e começar a gerar lucros.

O fato é que em uma franquia, alguém já percorreu o caminho das pedras, já passou pelas dificuldades, já testou mercado, produtos e processos, ou seja, já está um passo à frente de uma loja que iniciou do zero.

Mas, gerar lucratividade é algo que depende muito de cada franqueado É preciso dedicação e empenho daqueles que adquiriram e estão gerindo a franquia.

Por esse motivo, a grande maioria das franquias informa a “taxa média de retorno”, ou seja, o tempo médio que a nova franquia precisa para pagar o investimento feito, deduzindo as despesas normais de qualquer negócio. Em outras palavras: em quanto tempo ela realmente começará a dar lucro.

3. Qualquer pessoa pode ter uma franquia.

Aqui podemos dizer que isso é um “meio mito”. Toda pessoa pode, juridicamente, comprar uma franquia. Porém, algumas marcas determinam e analisam o perfil dos interessados, procurando indícios de quem realmente tem melhores condições de ter sucesso.

Isso também vale para o perfil empreendedor. É importante saber que a franquia, assim como um negócio próprio, dá trabalho, requer dedicação, requer investimento tanto de dinheiro, quanto de tempo, energia e amor.

As redes franqueadoras estão sempre atentas para saber se aquela pessoa que resolveu abrir uma franquia tem o brilho nos olhos, a disposição e a vontade verdadeira de fazer seu empreendimento crescer.

Quanto ao conhecimento sobre o negócio, isso sim é algo que pode ser desenvolvido e aprendido. Aliás, muitas redes mantêm sistemas de treinamentos para qualificar novos e antigos franqueados.

4. A força da marca é que determina o sucesso da franquia.

Mito! Como já mencionado anteriormente, é o empreendedor quem faz toda a diferença numa franquia.

A dedicação do proprietário é o que há de mais importante para o sucesso de qualquer empresa. Por menos tempo que uma franquia lhe exija ou mesmo com as facilidades que a franqueadora propõe, nada substituirá o trabalho do proprietário.

Inovar, atender sempre da melhor forma, fidelizar o cliente e diversas outras ações que é o empreendedor quem precisa fazer é o que vai determinar como será a sua empresa.

Uma marca forte certamente oferece várias vantagens para o franqueado, consequentemente, ela também cobra por essa exposição e pelo reconhecimento. Portanto, se você não tem um alto valor para investir na sua franquia, saiba que isso não significa, de forma alguma, um problema. Um nome forte pode até ajudar na largada, mas somente o trabalho e o comprometimento do empreendedor consigo mesmo é capaz de fazer qualquer empresa crescer.

5. Com uma franquia, vou trabalhar menos.

Mito! É preciso entender que ter um negócio próprio, independente de ser uma franquia ou não, exige muito trabalho. Muitas pessoas se iludem achando que, sendo seu próprio chefe, terão menos trabalho, mas não é o que acontece. Isso porque, quando se trabalha para alguém, por mais comprometido que seja, você sabe que, faça chuva ou faça sol, no final do mês, seu salário estará garantido.

Quando você é o dono do estabelecimento, entende que vai precisar correr para conseguir pagar as contas e, principalmente, obter lucros. É a responsabilidade de gerir um negócio.

As franquias normalmente contam com treinamentos e suportes que podem ajudar a melhorar muito a performance dos franqueados. Mas se você está em busca de ter um negócio para tocar em paralelo com um outro trabalho, busque saber se isso é possível.

Um fato é que qualquer empresa tem muitos processos e isso demanda tempo. Sendo assim, quanto menos processos você tiver, menos tempo precisará demandar.

6. Franqueados não tem poder de opinar em nada.

Mito! A grande maioria das marcas preferem manter um canal aberto com os seus franqueados, para que esses possam opinar, dar sugestões e trazer novas ideias.

Isso porque quem está na ponta do negócio é o franqueado, o mercado é muito volátil e muda constantemente. Além disso, temos a questão da regionalidade, onde cada região tem algumas particularidades que precisam ser levadas em conta.

Travar essas opiniões é perder importantes sugestões e pontos de vista dos mais variados tipos de público. 

7. Franquias só dão certo em grandes cidades.

Mito! Cada vez mais vemos pesquisas falando do crescimento de pequenas cidades e de microrregiões, sendo assim, dizer que as franquias só tem sucesso em grandes cidades é um mito imenso.

Normalmente grandes metrópoles veem as novidades chegarem primeiro, mas consequentemente, também veem a concorrência crescer rapidamente. Enquanto isso, em locais menores, mesmo que haja um ou outro concorrente, há pessoas sedentas por novidades sempre.

Outra questão aqui é referente às franquias que funcionam de forma online, que você pode vender para uma região bem maior ou mesmo para todo o país.

8. As marcas franqueadoras só querem vender cada vez mais franquias.

Mito! Isso também é um contrassenso. Por mais que uma marca queira vender muitas franquias, existe uma consciência de mercado, justamente porque elas sabem que, se não se preocuparem com isso, pode gerar insatisfação e concorrência desleal entre os próprios franqueados. Isso resulta em prejuízo para a própria marca. As franquias prezam que seus franqueados tenham lucros em seus negócios.

9. Para adquirir uma franquia não são necessários documentos específicos.

Mito! Infelizmente, o mercado está cheio de empresas que não são tão sérias quanto deveriam. Por esse motivo, os documentos são ferramentas que protegem e garantem segurança para ambas as partes.

O documento mais importante para quem está pensando em ter uma franquia é a COF – Circular de Oferta de Franquia. Nesse documento constam todas as informações relevantes sobre o franqueador, incluindo dados sobre a saúde financeira da marca.

Sabendo exatamente como funciona, quem são as referências e qual é a atual situação da marca, você se sentirá muito mais seguro para investir e se tornar um franqueado. Após isso vem a parte de contratos, onde o ideal é uma análise minuciosa, ponto a ponto.

10. Todas as franquias precisam ser, necessariamente iguais.

Mito! A época em que isso aconteceu já passou – e faz tempo! As marcas entendem, hoje em dia, o quanto a personalização é vantajosa. As regiões são diferentes, os bairros são diferentes, as pessoas são diferentes, portanto, não faz o menor sentido manter tudo igual.

Existem vários modelos e vários detalhes que podem fazer a sua franquia se tornar única e ainda assim, ter as características da marca franqueadora.

Gostou do conteúdo? Parou de acreditar em alguns mitos clássicos sobre abrir sua franquia? Então não deixe de acompanhar nosso portal e nosso Instagram!

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Já É Agosto! Suas Ideias De Empreender Saíram Do Papel?

Já É Agosto! Suas Ideias De Empreender Saíram Do Papel?

Já passou metade de Agosto e você ainda não começou a empreender? Conheça essas possibilidades que podem te render uma renda extra para 2024 Nem pareceu, mas já passou da

Suplementos Alimentares São Destaque Para 2024

Suplementos Alimentares São Destaque Para 2024

Suplementos alimentares tornam-se alvo de crescimento e foco para as pessoas interessadas em um novo negócio em 2024 A alimentação da população está em constante mudança e evolução, o que

Dez Motivos Para Investir Na Franquia Online Da Brasil Nutri Shop

Dez Motivos Para Investir Na Franquia Online Da Brasil Nutri Shop

Descubra a liberdade e o potencial de sucesso ao abrir uma franquia online Brasil Nutri Shop!  Em um mundo cada vez mais conectado e com o crescente interesse das pessoas

10 Lições De Empreendedorismo De Pai Para Filho

10 Lições De Empreendedorismo De Pai Para Filho

No Dia dos Pais, homenageamos não apenas o amor e o carinho paterno, mas também o valioso legado dos pais empreendedores O Dia dos Pais é uma oportunidade especial para

Franquia Online: Conheça A Maior Franquia De Maquiagens Do Brasil

Franquia Online: Conheça A Maior Franquia De Maquiagens Do Brasil

A Bellaza é uma empresa de franquias online de maquiagens e produtos de skincare que pode ser a possibilidade perfeita para o novo empreendedor A Bellaza é uma empresa multimarcas

10 Mitos Comuns Sobre Franquias

10 Mitos Comuns Sobre Franquias

Franquias são comuns no Brasil. Mas, ainda existem mitos que envolvem esse tipo de negócio, e hoje iremos responder esses mitos para vocês Separamos aqui dez mitos para desmistificar sobre franquias. Vamos