Connect with us

Empreendedorismo

Marketplaces: como aumentar as vendas da sua franquia online

Com as Franquias do Futuro existem inúmeras formas e estratégias para alavancar as vendas. Uma delas é por meio de marketplaces. Confira!

Você provavelmente já entrou no Mercado Livre para procurar algum produto, certo? O Mercado Livre, assim como “Americanas”, “Magazine Luiza”, “Submarino”, são chamados de marketplaces. Trata-se de um grande site em que muitas lojas fazem cadastro e comercializam seus produtos. Funciona como um shopping online.

Para ser mais visto na internet, que tal cadastrar os produtos de sua franquia em um marketplace? Com certeza será um canal que possibilitará mais visibilidade e vendas.

Como funcionam os marketplaces

O procedimento de vender produtos de sua franquia online por meio de marketplaces funciona assim:

  • Criar conta em um Marketplace;
  • Cadastrar os produtos que deseja;
  • Quando ocorre uma venda, o franqueado deve duplicar o pedido manualmente dentro do sistema da sua franquia (área restrita), efetuar o pagamento, e fornecer a etiqueta de envio via chamado para o setor logístico;
  • Os lucros oriundos dos pedidos serão pagos normalmente na DRE ao final de cada mês;
  • Quando o frete é pago diretamente pelo marketplace, valores de frete cobrados dentro do pedido na área restrita serão estornados em sua DRE.

Estratégias

O grupo Franquias do Futuro oferece para cada franqueado treinamento e suporte contínuo sobre como gerenciar a franquia. Também ensina estratégias de divulgação, crescimento e como aumentar as vendas. Esta é apenas mais uma forma de divulgar os seus produtos e conquistar mais clientes. Além de marketplaces, é possível utilizar as seguintes formas de publicidade:

  • Facebook e Instagram
  • Youtube
  • Google Ads
  • Panfletagem
  • Programas de afiliados
  • Parcerias com influenciadores digitais
  • Parceria com outras empresas que combinem com o seguimento de seu negócio;
  • Outras formas de divulgação

Por que estar em um marketplace?

“6 em cada 10 vendas no e-commerce brasileiro são através de marketplaces. Esse dado mostra a importância de estar dentro dessas plataformas.”

Uma das principais vantagens é a visibilidade que os marketplaces proporcionam. Isso porque são sites que têm grande tráfego orgânico de pessoas visitando. Ao comparar com loja física, é como se tivesse muitas pessoas passando em frente à sua loja e entrando para ver seus produtos.

Por se tratarem de grandes sites em que pessoas estão habituadas a acessar e pesquisar produtos, pode haver mais chances de um possível cliente procurar algo por lá do que entrar diretamente em seu site, por exemplo.

Outro ponto importante que diferencia os marketplaces de pequenos sites é a confiança que alguns consumidores depositam ao fechar pedidos. Alguns marketplaces oferecem formas de pagamento seguras, com devolução de dinheiro caso o pedido tenha chegado errado ou com problemas na entrega.

Além da visibilidade e segurança, estar em mais de um espaço divulgando sua loja e seus produtos é sempre mais vantajoso do que depender de apenas uma forma de divulgação. 

Na internet, não funciona a técnica de esperar os clientes virem até seu site. É preciso buscá-los e divulgar seu negócio para que mais pessoas acessem e ocorram mais vendas.

Principais marketplaces para se cadastrar

O primeiro passo para escolher qual marketplace se cadastrar é ter a sua franquia online.

Com a sua franquia online você pode investir em marketing, criar redes sociais para sua loja, criar sua própria identidade e presença online.

Dessa forma, você irá trabalhar em paralelo com o marketplace, que é um grande espaço onde existem mais lojas do seu nicho lá.

E, falando em nicho, lembramos que esse é um detalhe muito importante. Dependendo de qual produto vende, terá um marketplace que se encaixa melhor no estilo de suas mercadorias. Confira a nossa lista a seguir com os principais marketplaces do Brasil!

1) Mercado Livre

O Mercado livre é o maior site de vendas da América Latina e existe desde os primórdios da internet.

Ele agrupa mais de 10 milhões de vendedores e têm seu próprio método de pagamento e de envio – o Mercado Pago e Mercado Envios.

Também apresentam ferramentas exclusivas como dropshipping, publicidade e marketing para quem deseja aplicar.

Vender pelo Mercado Livre é gratuito. É cobrada apenas uma tarifa por categoria de produto, somente quando o item é vendido.

É o marketplace ideal para os mais variados tipos de produtos: suplementos alimentares, cosméticos, joias, roupas, brinquedos, etc.

2) Amazon

A Amazon é um site de vendas conhecido mundialmente. Têm grande variedade de produtos e prazos de entrega muito ágeis. É um marketplace que gera segurança aos consumidores. 

Comercializam livros, eletrônicos, cosméticos e diversos outros produtos.

Para começar a vender na Amazon é preciso se cadastrar e pagar uma taxa sobre cada produto vendido.

3) OLX

A OLX é um grande marketplace conhecido como um site onde é vendido “desapegos”. Ou seja, produtos usados que pessoas não usam mais e querem passar adiante.

Porém, eles também contam como planos profissionais para quem quer vender seus produtos novos. 

É vantajoso pois o site é popular e conta com grande tráfego diário.

Potenciais clientes irão procurar pela mercadoria que deseja e irão encontrar sua loja lá.

Excelente para vender móveis, roupas, objetos de decoração, brinquedos, etc.

 4) Magazine Luiza

Maganize Luiza é uma loja de móveis e eletrodomésticos, certo!? Errado! É hoje um dos maiores marketplaces da internet, sendo um grande exemplo em avanço e tecnologia.

Para ser um vendedor dentro deste marketplace é preciso fazer o cadastro e ser uma empresa com CNPJ ativo há, pelo menos, seis meses. Também é preciso emitir nota fiscal eletrônica, já que esses são fatores para o cliente ter mais confiança na aquisição.

O ambiente é ideal para vender os mais diversos tipos de produtos: fitness, cosméticos, maquiagens, joias, etc.

5) Netshoes

A Netshoes é um marketplace voltado, principalmente, para artigos fitness e esportivos. 

Se a sua intenção é vender esse tipo de produto, aproveitar a grande visibilidade e exposição da marca pode ser uma excelente ideia. Para entrar no marketplace é preciso fazer um cadastro e aguardar ser aprovado. Após a aprovação e cadastros finalizados, é possível começar a comercializar seus produtos dentro da plataforma.

6) Submarino

O Submarino é um grande marketplace brasileiro muito popular. Ele funciona por meio de uma API instalada na sua própria loja virtual. Dessa forma, seus produtos passam a aparecer no catálogo do Submarino. É um pouco diferente dos outros marketplaces, mas funciona muito bem.

Alguma das principais vantagens em escolher o Submarino é a praticidade, segurança, credibilidade para a sua marca, soluções de pagamento e entretga e sistema antifraude.

É referência em vender os mais diversos produtos: livros, games, eletrônicos, óculos, roupas, cosméticos, acessórios, etc.

7) Extra

O Extra é uma rede de supermercados que em 2013 criou seu marketplace. Funciona da mesma forma que o Submarino, por meio de API.

Comercializam os mais variados tipos de produtos: desde alimentos até eletrodomésticos.

Gostou do conteúdo!? Ainda não tem a sua franquia online e quer saber mais?! Então preencha o formulário e um consultor do Franquias do Futuro entrará em contato com você. Tenha seu próprio negócio de maneira flexível, prática, investindo pouco e realizando vendas a nível nacional.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts

E-book gratuito

ebook-como-ter-um-ecommerce

Principais assuntos

Franquias do Futuro. R. Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 2199 - Curitiba/PR. Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.