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Dropshipping: O Que É E Como Fazer

Nesse texto vamos te ensinar tudo sobre como fazer dropshipping, o que é, as vantagens e desvantagens

Dropshipping é uma técnica de comércio que usa o estoque de terceiros para realizar suas vendas. Dessa forma, a empresa não precisa investir em estoque ou realizar a entrega dos produtos ao cliente, apenas realiza as vendas. Quem vendeu recebe o lucro, descontando a parte da empresa que detém o estoque e realiza a entrega.

O termo dropshipping vem das palavras em inglês drop, que significa “largar” e shipping, que é “frete/entrega”. O dropshipping consiste em, basicamente, vender com o estoque e entrega de outra empresa.

Grandes marcas trabalham dessa forma, como a Amazon, eBay, Mercado Livre, Ali Express e outros.

Os benefícios do dropshipping são:

  • O empreendedor não precisa investir tanto dinheiro comprando produtos para o seu estoque ao criar um comércio;
  • O empreendedor não precisa realizar a entrega dos produtos para os clientes, pois a empresa terceirizada faz isso;
  • É uma possibilidade para o empreendedor comercializar maior variação de produtos, pois como são terceirizados não é preciso tê-los em mãos;
  • É mais fácil fazer um negócio crescer trabalhando dessa forma, pois a praticidade traz lucro sem precisar “dobrar” ou “triplicar” os investimentos. Basta vender, crescer e receber o lucro;
  • Facilita o controle de produtos que tem prazo de validade, já que não estão armazenados e parados em seu estoque.

As desvantagens são:

  • Margens de lucro menores – como há muita competição, lojas baixam os preços para se destacar. Sendo assim, gera uma “guerra de preços” no mercado, obrigando o lojista a baixar o valor das mercadorias para realizar mais vendas. Os impostos e descontos também reduzem a margem de lucro.
  • Concorrência e competição – no mercado, há muitas pessoas fazendo dropshipping e trabalhando nos mesmos ramos. É preciso estratégias de vendas diferentes para se destacar;
  • Problemas com fornecedores – existem fornecedores ruins e desorganizados que podem arruinar a imagem de seu negócio. Podem acontecer erros na hora de embalar os pedidos, atrasos, demoras nas respostas, confusões de endereço, etc. São problemas que não estão no controle do lojista.
  • Confusão no estoque – no caso de trabalhar um fornecedor pouco organizado, é possível realizar vendas de produtos que não tem mais em estoque, ou estarem com informações desalinhadas entre si. 

Você precisa saber em qual ramo quer atuar, por que escolheu ele, analisar se o seu produto tem relevância para o público e então criar a sua loja virtual. Então não deixe de pesquisar quais artigos as pessoas mais estão procurando e consumindo por meio do Google Trends.

Após criar toda a loja virtual, definir os tipos de produtos, o nome, o domínio, é a hora de ir para o passo número dois.

Defina com quais fornecedores você irá trabalhar

Essa é uma das decisões mais importantes do seu negócio. Fica mais fácil encontrar um fornecedor quando você já sabe exatamente o que quer vender. Além disso, você deve pesquisar na fábrica de cada produto se há uma lista de fornecedores, importadores, distribuidores exclusivos. Faça uma análise da lista e contate os fornecedores. Entre em grupos e fóruns online do ramo, assista feiras, inscreva-se em publicações comerciais da sua área, busque conteúdo e depoimentos na internet. Verifique também também os maiores canais B2B (empresa-para-empresa). 

Evite fraudes

Pode parecer difícil distinguir um fornecedor sério de um golpista. Mas alguns sinais auxiliam nesse momento. Perceba:

  • Taxas mensais ou de adesão: o fornecedor cobra taxas? Alguns fornecedores sérios cobram valores mensais para suprir necessidades relevantes, e outros apenas querem seu dinheiro. Faça essa pesquisa e diferencie as intenções do fornecedor.
  • Só aceitar pagamento por transferência bancária: fornecedores sérios aceitam pagamentos com formatos seguros como cartões de crédito, débito e boleto bancário. Além disso, se o fornecedor só aceitar transferência bancária, desconfie.
  • Muita reclamação na internet: faça uma pesquisa profunda antes de contratar seu fornecedor. Se tiver muitos casos de reclamação, opte por outro com boa reputação. Saiba diferenciar as críticas que as pessoas estão fazendo. Todas as empresas têm reclamações, mas algumas podem afetar sua escolha mais do que outras.
  • Verifique a quanto tempo existe o domínio: Um domínio jovem indica um novo negócio. Logo, pode ser uma fraude. A maioria dos fornecedores consolidados estão no mercado há algum tempo.
  • Entre em contato: você ligou para o número que estava no site e o telefone não funciona? O e-mail usa servidores como “Gmail/ Hotmail”? Se sim, há grandes chances de não ser um negócio sério. Grandes empresas confiáveis costumam usar e-mails com domínio personalizado. 
  • Contate diretamente as marcas que eles vendem: como falamos anteriormente, marcas costumam ter uma lista oficial de fornecedores. Você pode verificar se a empresa está dentro da lista das marcas.
  • Comece com pedidos pequenos: comece escolhendo poucos produtos para vender, como forma de teste. Se der certo você pode expandir essa gama, cautelosamente.

Impostos

Essa questão irá variar conforme o fornecedor – se é internacional ou nacional. Também se o lojista está vendendo como pessoa física ou jurídica.

  • É necessário observar os limites legais para movimentação financeira e o recolhimento de impostos.
  • Prefira não trabalhar com mercadorias que possam ser retidas pelas autoridades. Faça sempre um contrato formal e detalhado com o fornecedor.
  • Se o fornecedor for internacional, atente-se às possíveis taxas adicionais que podem ser cobradas na alfândega quando o produto chegar no Brasil.

Dropshipping em franquias online

Você já ouviu falar em franquias online? Como o nome já diz, são franquias que funcionam exatamente como uma física, mas em ambiente virtual. Têm formato de e-commerce, em que o franqueado pode usufruir dos benefícios da marca, fama e know-how e vender para todo o Brasil, trabalhando de casa ou de onde quiser.

Esse formato de franquia também trabalha com “dropshipping”. Funciona da seguinte maneira: o franqueado tem seu site com todos os produtos cadastrados e vende para todo o Brasil, mas quem detém o estoque e realiza a entrega dos pedidos aos clientes finais é a central de cada grupo.

Esse sistema é revolucionário no Brasil e tem atraído pessoas de todos os estados, justamente pela facilidade, confiança e lucratividade que o sistema oferece.

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