Como o mercado brasileiro de maquiagem revolucionou nos produtos, tanto na qualidade quanto na publicidade
O mercado de maquiagem brasileiro teve uma crescente de uns anos para cá que ficou notável para todos. De produtos a meios publicitários, o mundo dos cosméticos passou a ser bastante movimentado quando novas figuras começaram a surgir no meio.
No campo da digitalização, o mercado de maquiagem brasileiro está sendo moldado por duas forças igualmente poderosas: influenciadoras digitais e gigantes multinacionais. Essas empresas não estão apenas investindo na presença em redes sociais, mas também explorando recursos como inteligência artificial, realidade virtual e aplicativos de beleza.
De acordo com dados de 2019, cerca de 39% dos consumidores globais já utilizavam aplicativos de beleza. Essa mudança está redefinindo a experiência do consumidor e impulsionando o crescimento do setor.
Criadores de Conteúdo Como Motores de Mudança
Os criadores de conteúdo de maquiagem não apenas promovem produtos, mas também geram interesse e inspiração. Eles encorajam pessoas a experimentarem e explorarem novas técnicas de maquiagem, revelando possibilidades que muitas vezes o espectador desconhecia.
Esse engajamento não apenas gera interesse nos produtos, mas também nas marcas por trás deles. A capacidade dos influenciadores de conectar-se com seu público de maneira autêntica tem um impacto significativo na forma como as pessoas percebem e consomem maquiagem. E isso gera muito engajamento.
A Boca Rosa, por exemplo, que criou toda sua linha de maquiagem, trabalhou tão bem sua imagem e a imagem da sua marca que, em 2021, faturou mais de R$120 milhões no ano.
Além disso, está marcado já que o engajamento digital faz bastante diferença para um negócio de maquiagem hoje em dia. Para os próximos cinco anos, o Euromonitor International prevê três tendências globais que estão moldando o mercado de beleza e cuidados pessoais: engajamento digital, posicionamentos éticos e atributos orgânicos e naturais.
Essas tendências estão alinhadas com o sucesso das influenciadoras digitais no mercado de maquiagem. O engajamento digital é a base de sua influência, enquanto os posicionamentos éticos e produtos naturais refletem os valores que muitas delas defendem.
Talvez o mercado da maquiagem seja uma boa para você
Se você está pensando “o mercado de cosméticos ou de beleza num geral é um bom alvo para empreender”, você está certo. No Brasil, cerca de 1,5% do orçamento do brasileiro é destinado ao consumo de produtos e serviços relacionados à beleza. As mulheres gastam por ano, em média, R$ 1.530 em cosméticos, enquanto os homens destinam R$ 880 ao ano para esses produtos.
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E não só isso, o Brasil segue sendo o quarto país mais vaidoso de todo o mundo. Ou seja, nossa população se importa muito com a beleza e com os cuidados pessoais.
Então novos negócios de maquiagem surgem o tempo inteiro. Seja com a criação direta da maquiagem, como é o caso da Boca Rosa, mas como a venda de produtos como os dela. E, como o faturamento anual de US $2,07 bilhões em 2022 do segmento de cosméticos nos mostra, essa é uma oportunidade que vem movimentando bastante dinheiro.