Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Guia para quem está começando a empreender

Se você quer empreender e está procurando como começar seu primeiro negócio, esse artigo é para você

Que empreender é o desejo de quase metade da população brasileira, você já sabe, mas você conhece realmente o caminho para empreender? Começar um negócio é uma tarefa bastante complexa, mesmo se você optar pelos empreendimentos mais descomplicados. 

Isso porque você com certeza terá bem mais trabalho com seu negócio próprio do que com um cargo em alguma empresa. Certamente, administrar o próprio negócio demanda um esforço considerável em comparação a ocupar um cargo em uma empresa. Grande parte das micro e pequenas empresas enfrentam desafios significativos, resultando em falhas nos primeiros anos de operação. Essas dificuldades não são decorrentes de um único fator, mas sim de uma combinação de vários elementos. Em essência, muitos empreendedores lidam principalmente com desafios relacionados à má gestão de seus negócios.

E é justamente porque iniciar um empreendimento pode ser empolgante, mas também desafiador, que nós das Franquias do Futuro separamos esse guia para o empreendedor iniciante. Este guia visa fornecer orientações práticas e insights valiosos para quem deseja embarcar no desafiante caminho do empreendedorismo. 

1. Encontre e identifique sua paixão para empreender:

Definitivamente não vale a pena trabalhar com algo que você não gosta. Mesmo que não seja exatamente o seu sonho, empreender tem muito a ver com compatibilidade do que com talento. É possível ter uma carreira de sucesso em uma empresa com um cargo que você não gosta, mas é diferente quando esse negócio é seu. Por isso, avalie suas habilidades, interesses e paixões. Identifique áreas nas quais você gostaria de empreender.

2. Pesquisa de Mercado:

Outro ponto importante a se considerar quando se está começando é pesquisar bem como estão os segmentos que você se interessa. Não adianta, por exemplo, abrir um negócio que a demanda da sua cidade é quase inexistente (isso desconsiderando negócios online). Estude o mercado para identificar oportunidades e demandas. Analise a concorrência e busque nichos específicos. Se você gosta de moda, por exemplo, existem vários nichos mais segmentados que você pode explorar. 

Se você gosta de moda, talvez uma franquia online de joias possa ser do seu interesse, já que é um negócio que pode ser trabalhado em home office, e serve como renda extra. 

3. Elaboração de um Plano de Negócios:

Pensar nas suas metas e planos de negócios é uma das partes mais importantes para se pensar antes e durante a abertura do seu negócio. Planeje-se. Planeje seus gastos, suas metas de venda, seus investimentos e seus riscos. Às vezes um empreendimento pode demorar para ter retorno financeiro – você está preparado para isso?

Desenvolva um plano abrangente que inclua visão, missão, metas e estratégias. Estabeleça um modelo de receita e um plano financeiro sólido.

4. Defina seu pró-labore:

Muita gente acredita que o faturamento da sua empresa é o seu salário, mas isso não poderia estar mais errado. O seu lucro, principalmente no início, deve ser utilizado com inteligência, priorizando o crescimento da sua empresa. Invista mais em estrutura, materiais, funcionários e inovação. Mas é claro que é preciso ter seu dinheiro ganho por mês, então estude bem suas finanças e decida um pró-labore justo.

5. Redes sociais e presença online

Uma das partes mais difíceis para os novos empreendedores pode ser a fatídica presença online que é inevitável. Para um negócio dar certo hoje é preciso de investimento em conteúdo de valor nas redes sociais. 

Pode parecer simples divulgar e fazer posts, mas não é atoa que existem profissões como Social Media. Estude bastante as plataformas que você escolher para divulgar, e tenha uma frequência boa de conteúdos bons. E essa é a parte mais difícil. 

5. Aspectos Legais e Formalidades:

Por fim, não esqueça dos aspectos legais e formalidades que existem com uma empresa. Registre sua empresa e veja se ela atende a todas as exigências legais. Considere questões fiscais e contratuais. Gerencie suas finanças com responsabilidade. Estabeleça um orçamento e siga-o rigorosamente.

Empreender é uma jornada desafiadora, mas também gratificante. Este guia oferece um ponto de partida para empreendedores iniciantes, ajudando-os a navegar pelos desafios e a construir um caminho sólido para o sucesso. Lembre-se, cada passo dado é uma valiosa lição aprendida.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

5 Razões para Investir em uma Franquia Bellaza

5 Razões para Investir em uma Franquia Bellaza

c O mercado de beleza e cosméticos está em constante crescimento, e as franquias online têm se destacado como uma excelente oportunidade para quem deseja empreender. Entre as opções disponíveis,

Franquia para quem é fitness

Franquia para quem é fitness

Se você gosta do mundo fitness e quer empreender na área, a franquia Brasil Nutri Shop pode ser o que você estava procurando Se você se interessa por um negócio na

Séries para empreendedores assistirem 

Séries para empreendedores assistirem 

Para se destacar no mundo dos negócios, é necessário aprender constantemente. Por isso, complemente seus estudos assistindo séries de empreendedorismo  O universo do empreendedorismo é dinâmico e desafiador, exigindo que

Julho chegou! Você ainda não empreendeu?

Julho chegou! Você ainda não empreendeu?

Estamos no meio do ano e você ainda não empreendeu? Então pare de perder seu tempo e invista agora em uma franquia online Estamos em julho e, com a metade

De Porta em Porta ao Sucesso como Empreendedor

De Porta em Porta ao Sucesso como Empreendedor

Conheça um pouco da história de Débora Moura, empreendedora de sucesso  Empreender é um caminho árduo. Como já mencionamos várias vezes neste portal, começar um novo negócio requer tempo e

Por que investir em um e-commerce?

Por que investir em um e-commerce?

Você está querendo investir em um e-commerce mas ainda não tem certeza disso? Pois esse artigo sanará as suas dúvidas Um e-commerce, ou comércio eletrônico, é um tipo de negócio