Connect with us

Franquias

10 itens antes de escolher uma franquia

Quer escolher uma franquia? Veja abaixo 10 itens que você precisa saber antes de ser um franqueado.

Como escolher uma franquia

Quer escolher uma franquia? Veja abaixo 10 itens que você precisa saber antes de ser um franqueado.

1-Conheça a lei de franquias

Antes de mais nada você deve conhecer a lei de franquias que rege o setor. Entender as etapas do negócio, parte burocrática, direitos e deveres do franqueado e outros critérios importantes para você poder dar continuidade com a pesquisa de forma mais segura.

2-Definir e estudar o setor

Qual é o setor que você tem interesse? Como está o setor no mercado brasileiro? Quais as tendências para o setor? Como está a concorrência? Quais são os canais de venda? Como é o comportamento do consumidor nesse setor?

Essas são algumas das perguntas fundamentais para você entender melhor o setor. Além disso, é importante você ter afinidade com o setor que escolher.

3-Liste as franqueadoras do setor

Depois que definir o setor que quer atuar, faça uma extensa pesquisa sobre todas as franqueadoras que atuam nesse setor. Existem dezenas de sites, conforme o Guia Franquias de Sucesso, Franchise Store e ABF que divulgam diversas franqueadoras por setor. Em seguida planilhe todas as franquias em uma planilha de Excel para continuar a pesquisa e escolher a finalista.

4-Conheça a reputação da marca

Primeiramente é essencial conhecer o histórico do franqueador, a reputação da marca é de extrema importância. Faça inúmeras pesquisas na internet para ver as publicações sobre a empresa.

5-Entenda os indicadores de negócio

Primeiramente, é preciso conhecer os indicadores de negócio: Taxa de Franquia, Taxa de Publicidade, Royalties, Payback, ROI, Faturamento médio mensal, Capital de Giro, Margem de lucro. Esses são indicadores que você deve ter na ponta da língua para definir a melhor empresa para investir.

6-Entenda como será o suporte e treinamento

Há muitos benefícios de se ter uma franquia em vez de construir um negócio do zero. Por exemplo força da marca, modelo de negócio consolidado, suporte e treinamento oferecido pela franqueadora. Dê bastante atenção para esse último item, acima de tudo você será um parceiro de negócio ou quase sócio da franqueadora, ou seja, precisa realmente dar um suporte e treinamento de qualidade para que você se desenvolva e tenha ótimos resultados.

7-Converse com algum franqueado

Como diz o ditado, “papel aceita tudo” e a vendedora da franquia também pode falar o que lhe convém, contudo é interessante você conversar com algum franqueado para ver como é na prática, no dia a dia.

8-Analise o contrato com cautela

Antes de tudo peça o contrato da franqueadora e analise todas as cláusulas com muito cuidado. Em suma, entenda bem o que será oferecido e quais serão os papeis e responsabilidades do franqueado, da franqueadora e os riscos do negócio.

9-Quais são os diferenciais que a franqueadora oferece

Depois que você conhecer a marca, defina quais são os diferenciais que ela apresenta frente às outras. Quais benefícios você terá com esse diferencial?

10-Faça uma matriz de decisão

Finalmente consolide todas as informações que você obteve dos itens anteriores em uma planilha. Por fim, classifique cada item de 0 a 10 e avalie a nota final de cada franqueadora para fazer a sua escolha.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts

E-book gratuito

ebook-como-ter-um-ecommerce

Principais assuntos

Franquias do Futuro. R. Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 2199 - Curitiba/PR. Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.