Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procrastinação: como fugir dela

Como fugir da procrastinação
Woman procrastinate ar remote work. Freelancer use smartphone at home office. Unproductive office worker

Um dos maiores problemas para as pessoas que trabalham home office é fugir da procrastinação, por isso separamos algumas dicas para você fugir dela

Sabe quando você tem várias tarefas para realizar, mas acaba sempre deixando para depois? Isso é a procrastinação sendo mais forte. Procrastinar é o hábito de atrasar ou adiar tarefas que precisam ser feitas, importantes ou não. É quando você se distrai com outras atividades não relacionadas e deixa essas tarefas para lá. Além disso, é uma decisão intencional de adiar algo, sem um bom motivo. Isso geralmente acontece quando a tarefa é complexa demais ou quando não vemos benefícios ao realizá-la. 

Entretanto, é muito importante lutar contra a procrastinação, pois ela afeta diretamente nossa produtividade e a forma que realizamos as coisas. Afinal, quando deixamos tudo para última hora, não temos o tempo necessário para fazer aquilo bem pensado. 

E isso é uma realidade para quem trabalha online. Se não tiver rotina e disciplina, muito do seu trabalho pode ser afetado pela procrastinação. É um caso maior ainda quando falamos de empreendedores individuais, que contam apenas consigo mesmo para o sucesso do seu negócio. 

É por isso que separamos algumas dicas para quem quer parar de procrastinar. 

1. Crie uma forma de se organizar

Seja com listas ou aplicativos de organização, a primeira coisa a se fazer para fugir da procrastinação é organizar suas tarefas.

Existem várias formas de fazer isso. Seja com uma lista escrita à mão, ou usando aplicativos como o Trello, Microsoft To Do e outros. Há também aplicativos de celular que podem nos auxiliar na gestão do tempo – Meu Pomodoro (iOS e Android), Cuckoo (iOS e Android) e Focus Timer Reborn (Android) – ou no bloqueio de distrações – AppBlobk (Android) e SimplyNoise (iOS e Android). 

O legal dos aplicativos é que você pode colocar data limite para a tarefa, descrição dela e até mesmo ativar notificações sobre elas. 

Dessa forma é possível fazer uma enumeração semanal e uma diária. Dá para colocar as atividades mais importantes para finalizar primeiro e ir colocando uma sinalização para registrar que ela foi efetuada. Só com essa pequena mudança, seu cotidiano fica mais organizado e as tarefas são realizadas no tempo previsto.

2. Faça o que te motiva

Muitas vezes nós procrastinamos tarefas que não gostamos. É por isso que é tão importante fazer o que gosta, e o que te dá motivação. Por isso é importante entender quais são suas motivações, para conseguir conquistar a força de vontade de alcançar seus objetivos.

Com um negócio online, por exemplo, você vai lutar por lucratividade, por independência e pelo sucesso do seu empreendimento. 

Além disso, quando falamos de encontrar o que te motiva, como uma vida financeira segura ou ajudar sua família, o que mais precisamos lutar contra é a procrastinação. É por isso que fazer algo que você goste ou que tenha um grande significado vai ajudar muito a lutar contra a vontade de não fazer nada. 

3. Crie um ambiente de trabalho agradável e organizado

Um ambiente de trabalho agradável e organizado é essencial para promover a produtividade, o bem-estar e a satisfação dos funcionários. Isso inclui manter o espaço físico limpo e livre de desordem, proporcionar iluminação adequada e garantir que as estações de trabalho sejam ergonomicamente projetadas. 

Além disso, é importante criar um ambiente decorativo e inspirador, oferecer espaços de descanso e relaxamento, promover uma comunicação eficaz e fornecer flexibilidade e autonomia para os funcionários personalizarem seus espaços de trabalho de acordo com suas necessidades. Esses elementos combinados criam um ambiente propício para o trabalho, evitando assim a procrastinação. 

4. Livre-se das distrações

Criando um ambiente de trabalho agradável você foge das distrações do dia a dia. Mas, além disso, é preciso ter controle para evitar as maiores distrações do século 21. Nós vivemos em um mundo extremamente carregado de informações, e é possível passar horas e horas nas redes sociais sem sequer perceber, deixando as tarefas realmente importantes para outro dia. 

Defina horários para fazer cada uma das situações e, assim, será possível organizar a sua rotina e parar de procrastinar. Além disso, se você quer estudar para alcançar melhores oportunidades, ou investir tempo no seu negócio, é fundamental evitar distrações nesse momento.

5. Utilize métodos de organização de tempo

Quando você alcança uma compreensão mais profunda, é provável que encontre uma motivação renovada. No entanto, em certos dias, mesmo com essa clareza, pode ser necessário um apoio adicional para evitar a procrastinação e manter o foco nas tarefas. Nestes momentos, vale a pena experimentar técnicas de gestão do tempo para minimizar a tendência de adiar as atividades e alcançar um estado de fluxo mais facilmente.

Você pode utilizar métodos de organização de tempo como o Método Pomodoro para trabalhar mais. Nele, você alterna trabalho com intervalos de descanso. Um pomodoro inclui uma sessão de trabalho de 25 minutos, seguida de um intervalo de cinco minutos. Após realizar 4 pomodoros, você deve realizar um intervalo mais longo. Ao trabalhar em sessões curtas, você sustentará melhor a produtividade enquanto mantém a motivação.

Existem outros vários métodos para se aplicar que podem ser úteis para quem quer procrastinar menos. É o caso do Time blocking ou da Regra dos Dois Minutos. 

6. Realize uma coisa de cada vez

Evite o acúmulo de múltiplas tarefas simultâneas e opte por estabelecer prioridades claras. Quando confrontado com uma lista de afazeres, a indecisão sobre o que é mais crucial ou o estresse associado a um grande volume de trabalho pode resultar na perda de tempo valioso. Em vez disso, selecione uma prioridade inicial, concentre-se nela e conclua uma tarefa de cada vez. Nessas situações, tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo geralmente não é eficaz.

Se você gostou do conteúdo, não se esqueça de comentar o que achou. Essas dicas podem te ajudar com o seu negócio online. 

LEIA TAMBÉM: Cursos gratuitos para quem quer abrir uma franquia

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

3 mitos sobre franquias online

3 mitos sobre franquias online

Conheça esses 3 mitos comuns que muitas pessoas acreditam sobre franquias online Nos últimos anos, as franquias online têm ganhado popularidade como uma forma atraente de empreendedorismo, oferecendo flexibilidade, baixos

Como se tornar seu próprio chefe

Como se tornar seu próprio chefe

Se tornar um empreendedor é um desafio tremendo, é por isso que precisamos pensar bem ao se tornar seu próprio chefe Muitas pessoas sonham em se tornar seu próprio chefe,

5 dicas para investir em uma franquia

5 dicas para investir em uma franquia

Se você está procurando oportunidades para empreender, veja o que considerar na sua análise sobre franquia antes de investir  Investir em uma franquia pode ser uma oportunidade emocionante e lucrativa

Franquia em casa: como ter seu negócio home based

Franquia em casa: como ter seu negócio home based

Se você está procurando por uma franquia online ou quer começar um negócio em casa, o modelo de franquia é perfeito para você Nos últimos anos, o conceito de trabalhar

Como fazer uma renda extra com o celular? 5 opções para você!

Como fazer uma renda extra com o celular? 5 opções para você!

Quer uma renda extra com flexibilidade de tempo e horário? Então conheça essas franquias online e invista No cenário atual, impulsionado pela crescente digitalização, surgem oportunidades inovadoras de empreendedorismo que

E-commerce brasileiro cresce 5,6% em março

E-commerce brasileiro cresce 5,6% em março

Os acessos a e-commerces no Brasil teve seu maior resultado desde o ano passado, com um crescimento de 5,6% em março O tráfego do e-commerce brasileiro cresceu 5,6% no mês