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Empreendedorismo

Negócio próprio: franquia digital ou loja física?

Ter um negócio próprio

Começar um negócio próprio vai muito além de ter vontade e dinheiro para isso. É preciso planejamento, estratégias, perseverança e capacidade de realizar escolhas. De maneira geral, a maioria das empresas de sucesso não começam grandes. É um processo no qual acontecem falhas, erros, são executados testes, até encontrar o caminho certo e consolidar o empreendimento.

Algumas vezes o empreendedor já tem experiência, outras, nunca teve um negócio antes. As incertezas são muitas e as ações tomadas requerem muito mais que coragem e determinação para fazer dar certo, é necessário conhecimento e estratégia. Não há regras ou receitas prontas para o sucesso, mas existem alguns pontos que podem ajudar quem está começando o seu próprio negócio.

Adquirir uma franquia

Por outro lado, temos as franquias – negócios já moldados e consolidados, que já passaram da fase de testes e tentativas e o melhor: sobreviveram a ela. Quem adquire uma franquia recebe um modelo de negócio já determinado e testado. Recebe também treinamentos, suporte e orientações sobre como gerenciar a empresa. Nas franquias existem padrões e regras a serem seguidos. É  um negócio que, apesar de ter uma parte do caminho já realizado, ainda exige esforço por parte do empreendedor para fazer dar certo.

Um franqueado precisa atrair clientes para sua loja, realizar marketing, ter um bom ponto, bom atendimento, pós venda, capacitar equipe, gerenciar contas e gastos, etc. O processo é parecido com um negócio próprio criado do zero, porém, traz um pouco mais de facilidade para o empreendedor por não precisar decidir e criar todas as estratégias sozinho e do zero.

Negócio próprio: processo geral de criação

Pesquisa de mercado, público alvo, definição dos produtos ou serviços, estoques, logística, concorrência, documentações, materiais, equipe e financeiro são alguns dos pontos a se pensar ao criar um negócio próprio. A ideia inicial pode sofrer mudanças diversas vezes até ser formatada na versão ideal. 

Além disso, um empreendedor deve sempre seguir estudando e se atualizando para garantir o sucesso de sua empresa. 

É preciso ter ou desenvolver alguns tipos de estratégias para motivar equipe, lidar com pessoas, clientes, fornecedores, financeiro e todas as demais estratégias do negócio.

Franquia: processo de aquisição

O processo de aquisição de uma franquia é mais prático do que criar um negócio próprio, seja ela uma franquia digital ou física. O ideal é escolher a franquia que combina com o seu estilo de vida e personalidade. Também é essencial estudar o material que contém todas as informações do negócio: a Circular de Ofertas de Franquia (COF). 

Conferir os prós e contras da franquia, lucratividade, se possível conversar com outros franqueados da rede ou ter depoimentos daqueles que já passaram pelo processo todo são passos importantes no momento de moldar a ideia final.

Após definida a franquia de interesse, a franqueadora realiza uma análise do perfil do interessado para identificar se está apto a ser um franqueado. São levados em conta vários quesitos importantes para tornar o processo todo o mais assertivo possível.

Caso aprovado, são assinados os contratos e definido tudo que é necessário para colocar a nova franquia em prática.

Franquias digitais

Franquias digitais funcionam da mesma forma que uma física, mas em ambiente virtual. Têm formato de e-commerce, em que o franqueado pode usufruir dos benefícios da marca, fama e know-how e vender para todo o Brasil, trabalhando de casa ou de onde quiser. São mais baratas do que franquias físicas, mais práticas e flexíveis.

O grupo Franquias do Futuro é uma startup criada em Curitiba (PR), especialista em franquias digitais. Trabalham com um modelo inovador de franquias on-line, de baixo custo inicial, onde cada franqueado não precisa investir em estoque ou realizar a entrega dos pedidos aos clientes finais, pois a central de cada franquia do grupo cuida de tudo isso para cada franqueado.

Esse sistema é revolucionário no Brasil e tem atraído pessoas de todos os estados, justamente pela facilidade e lucratividade que o sistema oferece.

Franquia digital x negócio próprio

Antes de decidir qual modelo se adapta melhor ao seu estilo e à sua disponibilidade de recursos, veja um comparativo entre a Franquia Digital e a Loja Física, certamente são informações que ajudarão no momento de tomar a decisão de qual o modelo de negócio próprio mais conveniente para você.

FRANQUIA DIGITALLOJA FÍSICA
Não precisa gastar com aluguel ou contas extras.Demanda aluguel ou compra de espaço físico e gastos com contas extras.
O franqueado escolhe quando quer trabalhar e faz seus horários.Funciona em horário comercial.
Não precisa de funcionários.Precisa contratar funcionários.
Não precisa gastar dinheiro com estoque.Precisa comprar produtos para o estoque.
A central do grupo calcula impostos, royalties e taxas para cada franqueado.O empresário precisa contratar um contador para cuidar da contabilidade.
Não precisa de CNPJ.Precisa de CNPJ.
Consegue preços competitivos para o mercado por vender em grande quantidade.Muitas vezes não se pode baixar o preço do produto para não perder margem de lucro.
Vende para todo o Brasil.Vende somente na região da loja.

Franquias digitais a partir de R$ 9 mil

  1. Brasil Nutri Shop (BNS)

Com sede na cidade de Curitiba (PR), a Brasil Nutri Shop é a maior rede de microfranquias on-line no setor de suplementos alimentares e produtos fitness da América latina. Teve início em 2016 e atualmente conta com mais de 500 franqueados pelo Brasil.

No sistema da BNS, cada franqueado recebe um e-commerce já com todos os produtos cadastrados, prontos para serem vendidos. Quando realiza uma venda, a central do grupo entrega o produto direto para o cliente. Dessa forma, os franqueados não precisam investir em estoque e nem realizar a logística dos pedidos. É uma forma prática e lucrativa de ter seu próprio negócio, pois o investimento é baixo e as vendas são ilimitadas.

Investimento inicial: R$ 9 mil.

Faturamento mensal: R$ 10 mil em média.

Taxa mensal: R$ 39 reais (referente a hospedagem do site).

Parcela o valor inicial: sim.

Site: https://brasilnutrishop.com.br/franquias/ 

  1. Mazze

A Mazze é uma marca de joias contemporâneas autorais. Com matriz na cidade de Curitiba (PR), atua no mercado desde 2013. Em 2019, com o sucesso do modelo de negócio e grande procura pelo seu produto entre os consumidores, a Mazze criou o modelo de microfranquias on-line de joias, que já conta com mais de 300 unidades e por todo o país. 

As microfranquias on-line da Mazze funcionam em formado de e-commerce personalizado para cada franqueado.  A central da Mazze cuida do estoque dos produtos e realiza a entrega dos pedidos aos clientes finais de cada franqueado.

Investimento inicial: R$ 9 mil.

Faturamento mensal: R$ 10 mil em média.

Taxa mensal: R$ 39 reais (referente a hospedagem do site).

Parcela o valor inicial: sim.

Site: https://www.franquiamazze.com.br/

  1.  Bellaza

A Bellaza é uma loja  multimarcas de maquiagem. Foi criada em 2018 na cidade de Curitiba (PR) e hoje tem uma rede de mais de 200 franqueadas pelo Brasil. Apresenta um modelo de microfranquia on-line de produtos de beleza com foco em maquiagem. É uma opção de baixo investimento inicial e excelentes retornos para quem busca complementar a renda ou até como negócio principal. 

Investimento inicial: R$ 9 mil.

Faturamento mensal: R$ 10 mil em média.

Taxa mensal: R$ 39 reais (referente a hospedagem do site).

Parcela o valor inicial: sim.

Site: http://franquiabellaza.com.br/ 

  1. Orgânica  

Nascida em 1989, a Orgânica é pioneira em transformar a natureza em produtos de higiene e beleza, protegendo o meio ambiente com ações sustentáveis e preservando o futuro do planeta. Com o grande sucesso da linha de produtos da Orgânica e o modelo de negócio criado, foi lançado o modelo de microfranquia on-line para pessoas que querem trabalhar com um produto inovador e sustentável sem a necessidade de ter um estoque físico.

Nesse estilo de negócio os franqueados também têm um e-commerce sem precisar comprar estoque de produtos, pois a central da Orgânica realiza a entrega aos clientes de cada franqueado.

É uma forma de adquirir renda extra, ou principal, e ajudar a cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo.

Investimento inicial: R$ 9 mil.

Faturamento mensal: R$ 10 mil em média.

Taxa mensal: R$ 39 reais (referente a hospedagem do site).

Parcela o valor inicial: sim.

Site: https://franquiaorganica.com.br/

Para saber mais sobre franquias digitais, preencha o formulário e um consultor do Franquias do Futuro entrará em contato com você. Tenha seu próprio negócio de maneira flexível, prática, investindo pouco e realizando vendas a nível nacional.

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