Connect with us

Empreendedorismo

Metaverso: o e-commerce é o futuro

Metaverso e a revolução tecnológica têm sido assuntos bastante discutidos ultimamente. Mas, você está acompanhando essa evolução e sabe do que se trata?

O metaverso é o termo utilizado para um tipo de mundo virtual que busca replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. Ele soma conceitos como os de realidade virtual e de realidade aumentada.

Esse termo pode ser completamente novo para alguns, mas para outros, inclusive para as gerações mais jovens, é mais comum e compreensível. Isso porque a geração Z cresceu imersa em jogos virtuais e redes sociais – espécies de metaversos. 

Inclusive, o criador do Facebook Mark Zuckerberg mudou o nome de sua rede social para Meta, imaginando um futuro em que o virtual e o real irão formar um só mundo.

Rumo ao boom das lojas virtuais

A pandemia (Covid-19) incentivou as marcas a fazerem uma mudança do físico para o digital.  Mas, apenas essa migração não é suficiente para alguns consumidores exigentes. Alguns desejam multiplicar suas experiências nas plataformas, querendo ter noção de como um produto se encaixa em sua casa ou em si. Isso é possível atualmente por meio do metaverso.

Dessa forma, o futuro passa a ser cada vez mais digital, com e-commerce oferecendo atendimento virtual humanizado, demonstrações de como uma roupa veste no corpo (provador virtual), como um móvel se encaixa em casa, etc.

Assim, as lojas físicas ao longo dos anos tendem a enfraquecer e o mundo ser cada vez mais virtual. Resultado da praticidade e da experiência completa e segura oferecida aos clientes nesse novo sistema.

NFTs

No ambiente do metaverso, além de produtos físicos, os tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) passam a existir e encontrar grande oportunidade de crescimento. Pode-se dizer que NFTs são produtos virtuais “originais”, pois são registrados e armazenados em uma blockchain. 

Os NFTs são tokens digitais únicos, ao contrário de criptomoedas como Bitcoin, que são fungíveis ou intercambiáveis por outro Bitcoin, altcoins ou dinheiro. Uma analogia possível seria dizer que o Bitcoin é como o dólar, euro ou outros meios de troca, enquanto NFTs são como obras de arte, vinhos finos ou outros artigos colecionáveis e únicos em sua categoria.

Marcas já estão vivendo essa realidade

Em outubro de 2021 a Nike registrou vários de seus produtos no mundo virtual com o intuito de vender calçados, roupas, óculos, bonés, bolsas e outros itens pelo metaverso.

A varejistas de moda H&M, assim como a Zara, Adidas e outras marcas também têm apostado no conceito, lançando lojas virtuais e produtos baseados no metaverso.

Loja 3D é um passo inicial para o metaverso 

Para quem pensa em migrar o loja virtual para essa realidade em um futuro próximo, o passo inicial é criá-la em ambiente 3D, simulando uma experiência de mundo real para o cliente.

Futuro ou presente?

Por mais que metaverso tenda a ser mais popular no futuro, algumas marcas já estão faturando milhões com isso no presente.

Para saber mais sobre franquias online, preencha o formulário e um consultor do Franquias do Futuro entrará em contato com você. Tenha seu próprio negócio de maneira flexível, prática, investindo pouco e realizando vendas a nível nacional.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts

E-book gratuito

ebook-como-ter-um-ecommerce

Principais assuntos

Franquias do Futuro. R. Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 2199 - Curitiba/PR. Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.