Franquias
Investir em franquia é seguro?
Quer investir em uma franquia, mas não sabe se é seguro? Pensando nisso, preparamos esse manual sobre como funciona o processo!

Quer investir em uma franquia, mas não sabe se é seguro? Pensando nisso, preparamos esse manual para auxiliar sobre como funciona o processo e realizá-lo com segurança!
Diversos questionamentos surgem quando o assunto é adquirir uma franquia. Primeiramente, vamos comparar a aquisição de uma franquia com a criação de um negócio próprio.
Franquia x Negócio Próprio
Deve-se lembrar que franquias já são marcas conhecidas e consolidadas no mercado, ou seja, já foram testadas e tem a aprovação do público. Negócios próprios podem ter sucesso, cair no gosto da população, ou não.
Uma franquia oferece todo o suporte, treinamento e orientações ao franqueado, enquanto o negócio próprio exige que o empresário busque isso por si só.
Uma empresa oferece mais liberdade de criação e possibilidade de novos testes, enquanto franquias têm padronizações e regras. Porém, mesmo com menos autonomia, o sistema de franquias são assertivos pois já foram aprovados antes.
E, por fim, dependendo da experiência do empresário, com um negócio próprio ele pode gastar mais esforço e dinheiro com estudos, testes, marketing e ações para seu negócio. Uma franquia já tem todas as estratégias e pontos pré-determinados, o que facilita o gerenciamento do negócio.
Franquia: funciona sozinha ou devo me esforçar?
Uma franquia, por se tratar de um negócio já consolidado e aprovado pelo público, gera questionamentos em novos franqueados: “será que a franquia terá sucesso mesmo sem eu me esforçar, já que é um empreendimento conhecido?!”.
É exatamente aí que está a chave decisória para o sucesso do negócio. Uma franquia, por maior e mais conhecida que seja, exige muito esforço e dedicação por parte do franqueado.
É preciso escolher o ponto correto, bons funcionários, estar sempre estudando e atualizado, manter a equipe motivada, estar ligado em pontos que mais funcionam ou não e sugerir ao franqueador mudanças, cumprir o bom atendimento e entrega do serviço. Assim como qualquer empresa, é necessário investir em marketing, divulgação, pós venda, etc.
O trabalho de ter uma franquia não é simples. Quanto mais o franqueado se dedica, mais o negócio cresce.
Investir em uma franquia é seguro?
Ao pensar em investir em uma franquia, é necessário fazer uma análise de tudo que ela oferece. A história, analisar outros franqueados, faturamento, funcionamento, etc. Inicialmente, é preciso saber que a Lei de Franquias Nº 13.966/19 prevê que toda franquia deve ter uma Circular de Oferta de Franquia (COF).
A COF detalha todos os pontos essenciais sobre a franquia, como o modelo de negócio, balanço financeiro, relação de franqueados da empresa, etc.
Abaixo detalhamos os pontos principais que devem ter em uma COF:
- Panorama da franquia e atividades;
- Histórico e credenciais da empresa;
- Empresas diretamente relacionadas ao negócio;
- Balanços e demonstrações financeiras relativas aos dois últimos exercícios;
- Pendências judiciais;
- Descrição detalhada da franquia, descrição geral do negócio e das atividades que serão desempenhadas pelo franqueado;
- Envolvimento necessário do franqueado e o perfil ideal para gerir uma unidade;
- Investimento e taxas;
- Especificações quanto à localidade de instalação;
- Informações detalhadas sobre a obrigação do franqueado de consumir produtos de fornecedores indicados pela franqueadora;
- Direitos de suporte e acompanhamento, oferecidos pelo franqueador;
- Contato de franqueados da rede e uma relação daqueles que se desligaram nos últimos 12 meses.
Este documento deve sempre ser entregue ao interessado na franquia no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato, pré-contrato ou do pagamento de qualquer taxa, para que haja tempo suficiente de análise.
Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Além de estudar bastante a COF da empresa, é preciso certificar-se de que a franquia está associada ao órgão regulamentador, a Associação Brasileira do Franchising (ABF).
A ABF ajuda a fomentar o mercado de franquias no país, fornecendo dados e resultados do setor todos os anos e representando os interesses deste setor junto ao governo.
Avalie o quanto está disposto a se dedicar ao negócio
Você quer adquirir uma franquia para trabalhar menos? Para conciliar com outro negócio? Para trabalhar “full-time“? Esse é outro ponto importante: questionar-se o porquê quer adquirir uma franquia.
Como abordamos em tópicos anteriores, franquia é uma grande responsabilidade exige muito trabalho. Porém, caso queira ter uma franquia com complemento de renda e conciliar com outra atividade, sugerimos as franquias online.
Franquias Online
Franquias online funcionam como as físicas, mas em ambiente virtual. Têm as mesmas obrigações, regras, leis e COF. São em formato de e-commerce, no qual o franqueado pode usufruir dos benefícios da marca, fama e know-how e vender para todo o Brasil, trabalhando de casa ou de onde quiser.
Diferente das franquias físicas, são de baixo custo. Não demandam aluguel de espaço físico, contratação de funcionário e horários fixos. O grupo curitibano Franquias do Futuro é especializado em franquias online e oferecem opções a partir de R$ 9 mil reais.
Franquias do Futuro
O Franquias do Futuro (FDF) é um grande marco na inovação do franchising no Brasil, pois desenvolveu um modelo de franquia até pouco tempo inexplorado: o de franquias virtuais.
No sistema criado por eles, é possível ter um negócio próprio de maneira descomplicada. Cada franqueado escolhe o segmento de atuação e recebe um site personalizado para divulgar. Quando realiza uma nova venda, a franqueadora fica responsável pelo envio do pedido e o franqueado recebe os lucros.
Trabalham com diferentes segmentos de franquias: beleza, cosméticos, produtos fitness e outros.
Algumas das franquias do grupo:
- Bellaza: empresa multimarcas de maquiagens;
- Mazze: empresa de joias contemporâneas com fabricação própria;
- Brasil Nutri Shop: maior empresa do segmento de produtos fitness e suplementos alimentares da América Latina;
- Orgânica: empresa pioneira em cosméticos naturais do Brasil. São produtos veganos, orgânicos e sustentáveis.
Como funciona:
- O novo franqueado escolhe qual franquia deseja. Após assinatura dos contratos, em menos de 30 dias recebe um site próprio, personalizado e com todos os produtos da franquia escolhida já cadastrados no site;
- Com treinamentos, suporte contínuo e acesso a toda metodologia de vendas, o franqueado divulga o site para o Brasil inteiro e os clientes compram os produtos;
- A central da franquia faz a entrega desses pedidos direto para a casa do cliente;
- O franqueado pode acompanhar todas as vendas por um sistema interno e ao final do mês recebe o lucro das vendas;
- Não é preciso ter CNPJ para ter uma franquia e nem se preocupar com burocracias de impostos e nota fiscal;
- Não é preciso ter local físico e estoque de produtos para ter uma franquia virtual e pode trabalhar de onde e quando quiser;
- O único custo fixo mensal é de 39 reais, referente a hospedagem do site;
- O franqueado pode criar seus horários e trabalhar de onde quiser;
- É possível ter uma franquia online e conciliar o negócio com outro trabalho ou atividade;
- As vendas são ilimitadas, então quanto mais vender, maior será o lucro mensal.
Investir em franquias é seguro?
É preciso dedicação e estudo. Fazendo todos os passos detalhados nesse texto, investir em uma franquia torna-se seguro!
Para saber mais sobre franquias online preencha o formulário e um consultor do Franquias do Futuro entrará em contato com você. Tenha seu próprio negócio de maneira flexível, prática, investindo pouco e realizando vendas a nível nacional!
Jornalista especializada em marketing, redação e cinema. Gosta de escrever sobre empreendedorismo, cotidiano, negócios e arte.
