Connect with us

Empreendedorismo

E-commerce do zero: o jeito mais fácil de ter um

Saiba como montar um e-commerce do zero, quais as etapas para criar sua loja virtual e qual a alternativa rápida e viável para vender online.

Comércio digital ganha 5,7 milhões de consumidores e varejo diz que eles vieram para ficar” – esse é o título da matéria do Folha de São Paulo, sobre as vendas online no Brasil.

Nunca se vendeu tanto pela internet. E-commerces nunca foram tão procurados como agora! Sim, isso era uma tendência de consumo, mas a quantidade de transações por meios digitais cresceu exponencialmente em 2020, e especialista afirmam que é uma tendência que veio para ficar.
Portanto se você está pensando em empreender, é bom estar informado e disposto a lidar com o mundo digital, pois é nele que estão as melhores oportunidades de negócios atualmente.

São diversas etapas para criar um e-commerce do zero: definição do design, criação do site, compra do estoque de produtos, cadastro das mercadorias, definição de como será a logística, etc. Pensando nisso, criamos esse guia para mostrar o jeito mais fácil de ter um e-commerce do zero. 

Além da criação do site, um negócio online exige cuidados com normas legais como política de privacidade, política de trocas e devoluções, prazos, regulamentos, etc. Por isso, vamos te mostrar o passo-a-passo de como criar sua loja virtual! 

Primeiros passos para criar seu próprio e-commerce do zero

1. Definir seu produto

Você já sabe o que quer vender? Será produção própria ou irá comprar de um fornecedor? Defina isso e terá seu primeiro passo concluído!

2. Criar o nome e identidade visual

Antes de mais nada a sua loja virtual precisa ter uma “cara”. Comece definindo um nome fácil e marcante. Após isso crie a logo e defina as cores da sua marca. Se não sabe fazer essa parte sozinho contrate um profissional para te auxiliar!

3. Escolha o domínio do seu site

Você precisará de um domínio personalizado para o seu site. Isso traz autoridade e credibilidade para sua loja virtual. Recomendamos que faça isso no mesmo momento que tiver escolhendo o nome da sua loja, pois assim você poderá consultar quais estão disponíveis e quais domínios cabem no seu bolso. Você pode fazer consultas de domínios pelo site da GoDaddy. Após comprar seu domínio, você poderá utilizar ele em sua loja online. 

Um domínio, por exemplo, “www.agua.com” tende a ser caro, pois é bastante fácil e requisitado. Já um domínio como “www.nomepropriocomplexo.com” tende a ser barato por ser pouco procurado.

4. Crie um MEI ou CNPJ

Existem comércios pequenos na internet que trabalham sem CNPJ ou MEI. Mas, para oficializar é recomendado que crie um cadastro no governo. Isso possibilitará emitir notas fiscais, comprar de certos fornecedores, conseguir muitas vezes preços mais acessíveis nos produtos, etc.

5. Escolha uma plataforma para criar seu e-commerce

Existem muitas plataformas especializadas em e-commerce. Você pode escolher uma ou contratar uma empresa para criar seu e-commerce para você. Algumas das mais usadas são a NuvemshopShopifyWordPress, etc.

6. Personalize seu site para vender online

Crie páginas como “Quem Somos” e “Contato” para mostrar um pouco de sua história e como tudo surgiu. Também seus ideais, onde você está, por que fez a loja. Isso passa credibilidade e segurança ao consumidor que acessar o seu site.

7. Defina as políticas e normas de sua empresa

Você precisará escrever a política de privacidade, trocas e devoluções e normas de sua loja. Você poderá se inspirar no formato de grandes e-commerces ou então contratar um advogado especializado no assunto para ajudar a criar suas próprias políticas. Tudo deve estar transparente para o cliente final. Especifique quais dados você capta dos clientes, quais seus prazos de entrega, quais as normas da empresa, etc.

8. Método de pagamento

Defina métodos de pagamento seguros para seu e-commerce. As plataformas especializadas nisso (citadas acima) já possuem formas de pagamento integradas como: Cielo PayMercado PagoPagseguro, bancos, etc. Caso você tenha optado por fazer seu e-commerce com uma empresa a parte, prefira os métodos de pagamento mais conhecidos e seguros para integrar à sua loja. Deixe disponível diversas formas de pagamento como: cartão de crédito, débito, boleto, formas de pagamento parcelados e também à vista. Isso entrega ao seu cliente diversas possibilidades de pagamento e resulta em mais vendas.

9. Formas de entrega

Como é uma loja online, você deverá definir métodos de entrega dos produtos para os clientes. Poderá ser via motoboy (caso seja na mesma cidade), correios ou transportadoras. Via motoboy existem empresas especializadas como a Loggi, ou, outras que poderá encontrar em sua cidade. Correios é seguro e conhecido, também apresenta um formato de rastreamento prático. Muitas empresas optam por entregar via transportadoras. Para isso é preciso pesquisar valores e combinar diretamente com cada transportadora como enviar suas encomendas por meio delas.

Existe também empresas como a Melhor Envio em que o empresário faz um breve cadastro e tem acesso a preços melhores de frete e cotações em diversas empresas, dentre elas correios e transportadoras.

10. Divulgue seu site

Site pronto, produtos cadastrados, detalhes acertados. Somente isso não é o bastante para realizar vendas online. Você precisa fazer com que as pessoas conheçam seu site e saibam que ele existe. Invista em marketing, divulgações, parcerias e faça com que seus clientes te conheçam e comprem na sua loja virtual.

Existe forma mais fácil de ter meu próprio e-commerce?

Sim! Atualmente é possível ter sua própria loja virtual, vender para todo o Brasil, trabalhar quando e onde quiser – isso sem comprar produtos para o estoque ou realizar a entrega para os clientes finais.

E um detalhe importante: isso pode tanto ser sua principal fonte de renda, como um complemento de renda, já que é totalmente possível de levar paralelo a um outro trabalho.

Como isso é possível?

Isso é possível com as franquias online. Esse sistema tem as mesmas características e regulamentos de uma franquia física, porém funciona no ambiente virtual. Com esse tipo de negócio é possível adquirir toda a imagem, organização e know-how de uma empresa já conhecida e estruturada e usufruir disso tendo seu próprio negócio.

Franquias do Futuro

O grupo Franquias do Futuro é especializado em franquias online de diversos segmentos. São franquias de maquiagemjoiassuplementos alimentaresprodutos fitnesscosméticos orgânicos, etc. Isso para abranger os interesses de diferentes públicos e fazer com que o novo empresário escolha um segmento de sua preferência para ter como seu negócio próprio.

Como funciona o Franquias do Futuro?

– São franquias 100% online, que possibilitam trabalhar de onde e quando quiser;

– Investimento inicial a partir de 9 mil reais;

– Mensalidades são de apenas R$ 39;

– Em média 30 dias após fechar o contrato, as respectivas empresas entregam um site já com todos os produtos cadastrados, prontos para vender para todo o Brasil. É possível escolher as cores do site, layout e nome da sua franquia;

– Não é preciso comprar produtos para o estoque e nem realizar a entregas aos clientes finais. A central de cada empresa possui o estoque e faz todas as entregas aos clientes dos franqueados. Sendo assim, a principal atividade de cada franqueado é realizar vendas e divulgar sua loja;

– Todas as empresas oferecem treinamentos para gestão e suporte contínuo, durante todo o período de contrato. Caso não tenha experiência em empreender, isso não será um problema!

– Não é preciso ter CNPJ, mas é recomendado;

– Todas as empresas oferecem semanalmente materiais de marketing para postar no site ou redes sociais sem custos adicionais. 

Facilidade

Adquirindo a sua franquia online você recebe um e-commerce já com todos os produtos cadastrados prontos para a venda. Também recebe treinamento de como gerenciar o negócio e não se preocupa com estoque nem entrega dos produtos para os clientes, pois a central do Franquias do Futuro cuida de tudo isso para todos os franqueados. Muito fácil, não é?

Para entender mais sobre o assunto clique no link e baixe o nosso e-book sobre como ter um e-commerce sem precisar de estoque.

Preencha o formulário e um consultor do Franquias do Futuro entrará em contato com você. Tenha seu próprio negócio de maneira flexível, prática, investindo pouco e realizando vendas a nível nacional.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Microfranquias baratas: negócios lucrativos - As Franquias do Futuro

  2. Pingback: FDF: Perguntas Frequentes - As Franquias do Futuro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts

E-book gratuito

ebook-como-ter-um-ecommerce

Principais assuntos

Franquias do Futuro. R. Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 2199 - Curitiba/PR. Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.