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Empreendedorismo

Como fazer a empresa crescer com parcerias

Fazer parcerias para a empresa crescer é uma ótima estratégia. Veja agora como fazer isso de maneira efetiva!

Fazer parcerias para melhorar os resultados da empresa é um assunto amplo. Não importa qual seja a área de atuação, se comercializa produto ou serviço: sempre haverá uma forma de parceria ideal para expandir o negócio.

As parcerias podem ocorrer entre empresas, entre marcas, entre pessoas físicas e jurídicas, etc. Cada tipo visa alcançar um objetivo e as possibilidades são infinitas. Neste texto, vamos especificar três tipos de parcerias que são interessantes de serem aplicadas para alavancar os mais diversos modelos de negócio.

  • Parceria para reconhecimento de marca;
  • Parceria para conversão em vendas;
  • Parceria para adquirir autoridade.

1. Parceria para reconhecimento de marca

A parceria para reconhecimento de marca é feita para expandir e divulgar a empresa/marca. Ela não tem a intenção direta de vender ou receber credibilidade por meio da ação. Sua principal intenção é espalhar o nome da empresa, fazendo com que pessoas saibam da sua existência e a marca passe a se popularizar entre o público.

Nesse caso, a empresa faz parceria com veículos de comunicação, influenciadores digitais ou com outras empresas maiores para que divulguem a sua marca e, gradativamente, alcance um grande número de pessoas que passam a conhecer a empresa.

Na prática:  A parceria de reconhecimento de marca pode ser feita oferecendo produtos ou serviços à pessoa/empresa contratada para divulgar. Também é possível pagar um valor para isso, caso o parceiro interessado não aceite apenas permutas. As estratégias de divulgação são infinitas e a criatividade pode ser usada para definir qual é o melhor tipo de ação.

Dica: avalie o público alvo de quem irá divulgar. É necessário analisar se as pessoas que serão atingidas têm a ver com o tipo de negócio, como: faixa etária, poder aquisitivo, gênero, personalidade, etc. Para um desempenho maior e mais rápido, é possível investir em parcerias com diversas pessoas e instituições ao mesmo tempo. 

No geral: Esse tipo de parceria não deve ser confundido com algo que “não trouxe resultados”. Sua intenção, desde o princípio, não é a de realizar vendas ou conseguir novos leads, mas, sim, divulgar a marca para o público, atingindo muitas pessoas por meio do parceiro escolhido. 

2. Parceria para conversão em vendas

Existem parcerias que ajudam a vender mais, trazem novos clientes e novos interessados ao negócio. Atualmente, principalmente para comércios online, esperar o cliente chegar até a loja não é a melhor estratégia. É preciso ir até esses clientes para realizar mais vendas.

Uma das formas de alcançá-los é por meio de parcerias. A parceria para conversão em vendas é semelhante à mencionada anteriormente, mas sua intenção principal é fazer com que o público compre o produto/serviço.

Na prática: esse tipo de parceria consiste em escolher um parceiro efetivo para que divulgue seus produtos ou serviços e faça com que o público atingido compre. Para isso, é recomendado buscar parcerias que tenham autoridade, engajamento, influência e o público certo para o seu produto. Muitas vezes, é preciso fazer testes para descobrir qual parceiro apresenta melhores resultados, descartando as experiências que não foram positivas.

Para isso, pode ser divulgado pelo parceiro cupons de desconto, detalhes dos produtos, links para realizar vendas e outros. Também é possível comissioná-lo pelas vendas que forem fechadas por meio dele.

Dica: é comum investir em parcerias para aumentar as vendas e o resultado não ser tão benéfico quanto o esperado. Não desanime! O parceiro pode não ter trazido novas vendas mas acabou divulgando a marca. Descarte ele numa próxima ação e tente novas opções. Quando se trata de parcerias, fazer testes são válidos. Outra dica é manter contato com as parcerias de sucesso para realizar ações regularmente – não apenas uma vez!

No geral: antes de fechar uma nova parceria com influenciador digital ou empresa, solicite o mídia kit para analisar o alcance e o público alvo. Ofereça produtos ou pagamento em dinheiro em troca da ação. Não subestime o poder de parcerias com pessoas ou instituições influentes para alavancar o seu negócio. São formas muito efetivas de divulgação e realização de vendas. Empresas que fazem parcerias (certas) crescem mais rápido do que as que não fazem.

3. Parceria para adquirir autoridade

Ser referência, construir um nome relevante, ser o primeiro a ser lembrado para resolver um “problema”. Qual empresa não gostaria disso? Ser autoridade em um segmento é estar na frente de seus concorrentes. Para isso, é possível investir em parcerias certas para conquistar um lugar de destaque.

Neste caso, contratar um ator famoso, um cantor de sucesso, um influenciador respeitado, um profissional referência no nicho para representar a sua empresa é uma forma bastante eficaz de conseguir autoridade.

Essas parcerias devem, antes de tudo, já ser respeitadas perante seus públicos. Aliando-se a sua marca, elas estarão fornecendo credibilidade e confiança. Isso passará a imagem de que é possível adquirir seus produtos ou serviços sem problemas, já que, até mesmo alguém muito importante está junto ao seu negócio.

Na prática: Este tipo de parceria não tem necessariamente a ideia de divulgar a marca ou vender. A imagem da autoridade pode ser usada tanto no marketing online quanto no offline, como: panfletos, placas, anúncios, vídeos, posts em redes sociais, sites, etc.

Dica: ao procurar uma parceria, podem aparecer muitas pessoas se candidatando e oferecendo seus serviços para que sejam contratados como parceiros. Avalie muito bem o público e a real autoridade de quem irá fazer a parceria. Hoje, existem muitas pessoas que sonham em ser influenciadores digitais, porém, não são todas que realmente trazem resultados e são respeitadas perante o público. Caso não tenha verba disponível para contratar um famoso de grande porte, seja cauteloso em escolher um parceiro menor como forma de conseguir autoridade para sua marca.

No geral: Um modelo prático de parceria com autoridade é, por exemplo, uma loja de roupas fazer parceria com a Costanza Pascolato. Constanza é referência em moda no Brasil e, logo, se ela se unir à uma loja de roupas, irá fornecer muita credibilidade e respeito à marca.

Negociação

Em parcerias, a negociação acontece como uma via de mão dupla, na qual os dois lados ganham. Como mencionado anteriormente, pode ser acordado por meio de permuta ou pagamento em dinheiro.

Para obter sucesso com parcerias é possível testar diversas formas, até definir a ideal: fazer parcerias com outras lojas do bairro, da cidade, do país, extrapolar fronteiras com grandes influenciadores, famosos, etc. As possibilidades são infinitas e é preciso estar disposto a arriscar para colher os resultados e presenciar o crescimento da sua empresa.

Exemplo

Como exemplo prático de tudo que foi mencionado nesse texto, mostraremos algumas parcerias que uma loja de brinquedos online ou física pode fazer.

  • Parceria para reconhecimento de marca: parcerias com rádios, blogs infantis, canais do youtube infantis, patrocínio de jogos infantis (torneios de judô, futebol, ballet, etc), com influenciadores digitais que abordam temas infantis/games/brinquedos, etc.
  • Parceria para conversão em vendas: parcerias oferecendo cupons de desconto para buffets de festas infantis, escolas de atividades extracurriculares, para jardins de infância, influenciadores digitais, lojas de roupas ou sapatos infantis, etc.
  • Parceria para adquirir autoridade: parcerias com famosos que trabalham com o nicho infantil, cantores, atores, influenciadores, outras lojas maiores que já são autoridades, etc.

É importante frisar que é possível uma parceria trazer mais de um objetivo. Um parceiro pode oferecer autoridade, reconhecimento de marca e converter em vendas, tudo ao mesmo tempo. Porém, não são regras. Nesse meio, os resultados não são previsíveis e são medidos a partir das experiências realizadas. As parcerias que trazem mais resultados para o seu tipo de negócio devem continuar e as que não foram positivas podem ser descartadas.

Outro ponto importante de frisar é que empresas do mesmo nicho também podem fazer parcerias entre si, por inúmeros motivos e objetivos. Isso aconteceu, por exemplo, com Microsoft e Samsung; Intel e Positivo; Zenvia e RD Station; Ericsson e Verizon e muitas outras. 

Métricas e resultados

Curtidas nas publicações, novos seguidores, visualizações no site, número de leads e de vendas são algumas formas de medir os resultados conquistados por meio das parcerias.

Considerando a data/período da ação, é possível analisar as métricas que a parceria trouxe. Também é possível solicitar ao parceiro esses dados, caso ele tenha usado suas redes sociais para divulgar a sua empresa. 

Para saber mais sobre franquias digitais, preencha o formulário e um consultor do Franquias do Futuro entrará em contato com você. Tenha seu próprio negócio de maneira flexível, prática, investindo pouco e realizando vendas a nível nacional.

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