Connect with us

Empreendedorismo

7 dicas para conquistar independência financeira – a última irá te surpreender

Pequenas atitudes no dia-a-dia te ajudam a conquistar a tão sonhada independência financeira

Independência financeira: muitos desejam ter reservas de dinheiro, rendas mensais vinda de várias fontes ou tranquilidade em relação às finanças, mas não sabem por onde começar. Pensando nisso, elaboramos um guia rápido que você deve colocar em ação agora mesmo!

Vamos falar aqui sobre alguns hábitos comuns para te ajudar a conquistar a liberdade financeira.

Por onde começar?

1. Anotar os gastos do dia a dia

Você faz isso? Independente se tem uma renda mensal alta ou baixa, ter o controle anotando os gastos é imprescindível para alcançar a independência financeira .

Por que é tão necessário? Porque dessa forma é possível ver no papel o quanto foi gasto com itens desnecessários e o quanto foi realmente útil. Saber com o que mais gasta e também ter o conhecimento do que poderá mudar nos próximos meses.

Recomendamos separar os gastos por categorias, como: alimentação, transporte, viagens, lazer, roupas, contas, automóvel, saúde, etc. É possível fazer esse controle manualmente ou por meio de aplicativos ou planilhas online.

2. Criar reservas e metas de guardar dinheiro

Você gasta tudo o que ganha? Para se ter independência financeira é muito importante que parte do seu salário seja guardada. Mas, calma! Sabemos que é difícil, por isso não crie metas que não possam ser cumpridas. Comece reservando apenas 3% da renda mensal e vá crescendo esse número gradativamente.

Esse valor pode ser guardado em poupança ou investido. Não há regras de quanto deve ser guardado ou investido, mas ele deve ser feito como se fosse uma “dívida” mensal. O ideal é chegar no 20% de reserva mensal. Mantenha a disciplina e não mexa nesse dinheiro.

3. Evite compras parceladas

Compra parcelada é um hábito comum em nosso país. Mas, financeiramente falando, não é a melhor opção. Muitas vezes elas acabam virando uma “bola de neve”, o consumidor não calcula os demais gastos do mês fora o produto que está consumindo e pode, muitas vezes, cobrar juros. Evite esse tipo de pagamento e, sempre que puder, pague à vista.

4. Planeje as compras do mercado

Quando você vai fazer compras, existe um planejamento prévio do que realmente precisa? Saiba que listar itens necessários e comprar somente o que precisa faz uma grande diferença no orçamento.

Quando não é feito um controle, muito facilmente é adquirido itens que não são essenciais.

Mimos, presentes e itens supérfluos são permitidos, mas não sempre. É preciso ter controle para não estourar o orçamento.

5. Ter um estilo de vida compatível com seus ganhos

Parece óbvio, não é? Mas, muitas pessoas gastam mais do que ganham e acabam ficando endividados. Por isso, estabeleça prioridades e planeje seu financeiro cumprindo primeiro as obrigações: contas, aluguel, escola dos filhos, etc.

O lazer é importante, mas os deveres e a reserva vêm primeiro. Cortar pequenos gastos podem fazer grandes diferenças. Por isso prefira atividades e lazer que não corrompam a saúde da vida financeira.

6. Investir parte da sua renda

Falamos um pouco disso no tópico 2. Após controlar a vida financeira e separar a reserva mensal, por que não investir? É uma das formas mais eficientes para a independência financeira e traz grandes resultados a longo prazo.

Estude sobre o assunto, e, após encontrar a melhor opção compatível com seu perfil, faça a aplicação.

7. Tenha renda vindo de mais de uma fonte

Você tem seu trabalho fixo e certamente utiliza esse valor para pagar as contas fixas mensais, certo? Uma excelente forma de atingir a vida financeira é ter mais de uma fonte de renda.

Isso pode ser mais simples do que imagina: ter uma franquia online!  Nós do grupo Franquias do Futuro oferecemos diversas opções, sendo todas de baixo custo, com flexibilidade para trabalhar onde e quando quiser. Ah, e o melhor: você não precisa investir em estoque dos produtos e nem se preocupar com a entrega para os clientes finais, pois a nossa central cuida de tudo isso para você.

É uma forma simples e prática de ter um negócio próprio, conciliar com outras atividades e faturar todos os meses!

Para saber mais sobre franquias digitais, preencha o formulário e um consultor do Franquias do Futuro entrará em contato com você. Tenha seu próprio negócio de maneira flexível, prática, investindo pouco e realizando vendas a nível nacional.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts

E-book gratuito

ebook-como-ter-um-ecommerce

Principais assuntos

Franquias do Futuro. R. Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 2199 - Curitiba/PR. Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.