Está pensando em iniciar o seu negócio ou adquirir uma franquia? Veja abaixo essas 6 dicas, são fundamentais para qualquer negócio
Antes de embarcar em um novo empreendimento, é essencial estudar o mercado e a concorrência para obter um panorama claro e embasado. Conhecer a demanda pelo seu produto ou serviço, bem como as tendências de consumo, permitirá que você tome decisões estratégicas fundamentadas para iniciar seu negócio ou franquia com sucesso.
Além disso, é crucial entender em quais canais seus concorrentes estão presentes, como eles promovem seus produtos ou serviços, como se comunicam com o público e o que os clientes dizem sobre eles. Investigar os preços praticados, as formas de distribuição e se eles realizam promoções também fornecerá insights valiosos para orientar sua estratégia de negócios.
Não perca essas dicas para impulsionar o seu negócio.
1- Estude o mercado e concorrência
Antes de investir em algum segmento, conheça como está o mercado.
Há bastante procura pelo seu produto ou serviço? Como está a tendência de consumo?
Essas são algumas das perguntas que você deve responder com o máximo de detalhes possível para assim poder iniciar seu negócio ou sua franquia.
Estude também, em quais canais seus concorrentes se encontram, qual é a forma que fazem propaganda, como se comunica com o público, o que os clientes dizem sobre eles, quais são os preços praticados, formas de distribuição, se faz promoções, etc.
2- Conheça seu público
Após conhecer seu mercado, estude os consumidores e entenda as suas necessidades. Tem empresas que ficam o tempo todo pensando em formas de melhorar seus produtos ou serviços, aumentar a área de atuação, melhorar sua imagem, etc., sem levar em conta o perfil dos seus consumidores. É preciso entender o público consumidor da empresa, pois muitas vezes ele é diferente do público-alvo desejado. Por exemplo: produtos infantis tem como público consumidor as crianças, mas quem compra os produtos são os adultos, então é para os pais que você deve direcionar a sua estratégia de marketing.
3- Estabeleça as estratégias de publicidade
Após conhecer o mercado, concorrência e o perfil do seu consumidor, estabeleça quais serão os melhores canais para fazer sua empresa aparecer para seus clientes. Isso irá depender muito se o seu negócio é físico ou online, no entanto, mesmo que seja um negócio físico, hoje é fundamental que você esteja presente em canais online, como Google, Instagram e Facebook.
Após definir os canais de atuação, é importante que você realize testes A/B, ou seja, diversos testes de estratégia em cada canal para ver o que trás melhor resultado para você.
5- Fidelize seus clientes
O custo para conseguir um novo cliente é 5 vezes maior do que o custo para manter um cliente já existente.
Não economize em estratégias de fidelização de clientes, como brindes, descontos e um ótimo tratamento no pós-venda para mantê-los sempre satisfeito com a sua empresa. Um cliente satisfeito também é um excelente canal de marketing boca a boca para atrair novos clientes.
6- Ações promocionais
Desenvolva constantemente ações promocionais para atrair novos clientes, porém não esqueça de repassar essa informação também para seus clientes atuais. Você já comprou um produto na internet e depois que o produto chegou em sua casa você viu uma publicidade no seu Instagram do mesmo produto com o valor mais baixo? Isso é péssimo, não é verdade?
Seus clientes devem ser os primeiros a saber quando uma promoção será lançada.
Exemplos de ações promocionais: Cupons de desconto, na compra de X ganhe Y, pague 1 e leve 2, cupons nas redes sociais, entrega grátis, brindes, programa de pontos, combos, descontos progressivos, descontos por indicação, sorteios, degustações.
Agora que você já conhece as dicas básicas, aprofunde-se mais. Procure entender o que é um plano de negócios, processo de marketing, outras redes sociais, funil de vendas, marketing de conteúdo, marketing pago e outros processos para assim você começar um novo negócio. Não deixe também de nos acompanhar aqui no Portal e no nosso Instagram para continuar recebendo conteúdos sobre franquias online.