Connect with us

Empreendedorismo

5 principais dicas para iniciar seu negócio

Está pensando em iniciar um negócio ou adquirir uma franquia?

Veja abaixo essas 5 dicas, são fundamentais para qualquer negócio.

principais-dicas-para-iniciar-o-seu-negocio

Está pensando em iniciar o seu negócio ou adquirir uma franquia?

Veja abaixo essas 5 dicas, são fundamentais para qualquer negócio.

  1. Estude o mercado e concorrência

Antes de investir em algum segmento, conheça como está o mercado.

Há bastante procura pelo seu produto ou serviço? Como está a tendência de consumo?

Essas são algumas das perguntas que você deve responder com o máximo de detalhes possível para assim poder iniciar seu negócio ou sua franquia.

Estude também, em quais canais seus concorrentes se encontram, qual é a forma que fazem propaganda, como se comunica com o público, o que os clientes dizem sobre eles, quais são os preços praticados, formas de distribuição, se faz promoções, etc.

  1. Conheça seu público

Após conhecer seu mercado, estude os consumidores e entenda as suas necessidades. Tem empresas que ficam o tempo todo pensando em formas de melhorar seus produtos ou serviços, aumentar a área de atuação, melhorar sua imagem, etc., sem levar em conta o perfil dos seus consumidores. É preciso entender o público consumidor da empresa, pois muitas vezes ele é diferente do público-alvo desejado. Por exemplo: produtos infantis tem como público consumidor as crianças, mas quem compra os produtos são os adultos, então é para os pais que você deve direcionar a sua estratégia de marketing.

  1. Estabeleça as estratégias de publicidade

Após conhecer o mercado, concorrência e o perfil do seu consumidor, estabeleça quais serão os melhores canais para fazer sua empresa aparecer para seus clientes. Isso irá depender muito se o seu negócio é físico ou online, no entanto, mesmo que seja um negócio físico, hoje é fundamental que você esteja presente em canais online, como Google, Instagram e Facebook.

Após definir os canais de atuação, é importante que você realize testes A/B, ou seja, diversos testes de estratégia em cada canal para ver o que trás melhor resultado para você.

  1. Fidelize seus clientes

O custo para conseguir um novo cliente é 5 vezes maior do que o custo para manter um cliente já existente.

Não economize em estratégias de fidelização de clientes, como brindes, descontos e um ótimo tratamento no pós-venda para mantê-los sempre satisfeito com a sua empresa. Um cliente satisfeito também é um excelente canal de marketing boca a boca para atrair novos clientes.

  1. Ações promocionais

Desenvolva constantemente ações promocionais para atrair novos clientes, porém não esqueça de repassar essa informação também para seus clientes atuais. Você já comprou um produto na internet e depois que o produto chegou em sua casa você viu uma publicidade no seu Instagram do mesmo produto com o valor mais baixo? Isso é péssimo, não é verdade?

Seus clientes devem ser os primeiros a saber quando uma promoção será lançada.

Exemplos de ações promocionais: Cupons de desconto, na compra de X ganhe Y, pague 1 e leve 2, cupons nas redes sociais, entrega grátis, brindes, programa de pontos, combos, descontos progressivos, descontos por indicação, sorteios, degustações.

Agora que você já conhece as dicas básicas, aprofunde-se mais. Procure entender o que é um plano de negócios, processo de marketing, outras redes sociais, funil de vendas, marketing de conteúdo, marketing pago e outros processos para assim você começar um novo negócio.

Caso você opte por uma franquia, tudo isso já poderá estar mastigado, então veja se realmente vale a pena fazer tudo sozinho ou adquirir uma franquia do setor que você gosta.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts

E-book gratuito

ebook-como-ter-um-ecommerce

Principais assuntos

Franquias do Futuro. R. Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 2199 - Curitiba/PR. Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.