Quer algumas dicas para começar o seu próprio negócio? Então não deixe de dar uma olhada nessas 10 dicas para ter sucesso na sua franquia
Começar um novo negócio é sempre repleto de inseguranças e escolhas indecisas. Muitas vezes nós precisamos de dicas e ensinamentos para fazer com que nosso novo negócio dê certo.
E é por isso que separamos 10 dicas para quem está investindo na primeira franquia. Sabemos que ao iniciar um novo negócio muitas dúvidas e inseguranças surgem, e essa matéria vai te ajudar com ações que auxiliam no sucesso da sua franquia.
1 – Se dedicar ao negócio
Não é porque franquias são modelos pré-estabelecidos e aceitos pelo público que não precisam de dedicação! Os negócios com mais sucessos são aqueles em que os donos estão sempre presente, participando ativamente do dia a dia da unidade e tendo controle sobre o que está acontecendo. Nos primeiros meses como franqueado é preciso trabalhar horas a mais e até aos finais de semana.
2 – Separe o caixa da empresa das despesas pessoais
Misturar dinheiros pessoais e da empresa atrapalha o andamento do negócio. Então o ideal é que o empreendedor tenha uma reserva necessária para despesas pessoais que não interfira no valor destinado para a franquia.
3 – Saber negociar de forma adequada
Saber negociar é importante. Então quem não tem essa habilidade é possível desenvolvê-la. Além disso, é necessário saber negociar aluguéis, fornecedores e quaisquer materiais necessários para o andamento do negócio. O bom é que algumas franquias fornecem todos esses negócios de uma forma mais simplificada. Que é o caso das franquias online, que algumas chegam a fornecer todos os produtos cadastrados em um site pronto e personalizado para você.
4 – Fazer o planejamento financeiro adequado
Novamente o financeiro! É preciso ter o controle das despesas fixas e das esporádicas. Recomendamos que você tenha anotado todas as contas mensais da empresa e também uma prévia do que pode vir a gastar eventualmente. Prever capital para marketing, reformas, eventos, reformulações, imprevistos. Com planejamento é possível conquistar o resultado esperado sem surpresas.
5- Seguir as orientações da franqueadora
Franquias possuem padrões a serem seguidos, desde a comunicação visual até as atividades desenvolvidas no dia a dia do negócio. Essas orientações foram desenvolvidas, experimentadas e já deram certo em outras unidades. Às vezes, os empreendedores querem mudar algum processo por conta própria, o que pode ser muito prejudicial para o negócio.
6- Manter-se atualizado profissionalmente
Estar atualizado é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Todos os dias, novidades surgem no mercado. A partir disso, é possível ter insights que ajudarão a franquia a crescer cada vez mais. Por isso, é importante participar sempre dos treinamentos da franqueadora, além de buscar cursos, participar de palestras e eventos que tenham como objetivo contribuir ainda mais para a sua vida profissional.
7- Ter habilidade para lidar com as pessoas
O franqueado precisa ter a capacidade de liderar e engajar a sua equipe. Quando isso não acontece, ele perde os melhores profissionais e pode ter muitas dificuldades para atingir o equilíbrio.
8- Ter conhecimento para gerir um negócio
A preparação é uma fase muito importante para quem quer empreender. É necessário saber vender sua mercadoria, saber fazer a gestão financeira e do dia a dia do negócio de forma correta, além de administrar a equipe e diversas outras nuances do dia a dia do negócio. Muitas franquias te ajuda nisso e te dão o suporte necessário para desenvolver essas habilidades.
9- Escolher uma franquia compatível com o seu perfil
É importante verificar se os valores da franquia batem com os seus. Além disso, recomendamos dar preferência a um negócio que vá de encontro com seu propósito pessoal e profissional. Quando você acredita no trabalho e não o faz somente pelo dinheiro o sucesso é mais garantido!
10- Saber que terão cobranças
Há aqueles que empreendem para não ter um chefe, com o objetivo de fugir das cobranças de um emprego. De fato, você será o responsável pelo seu negócio, mas a cobrança virá por parte de pessoas mais exigentes ainda: os clientes. É muito importante ser responsável e buscar atender os clientes da melhor forma possível.
Gostou do conteúdo? Não deixe de nos seguir no Instagram para não perder nenhuma novidade do Portal!